top of page
  • Foto do escritornisterapiafamiliar

Não preciso de ajuda!

Existe ainda muita resistência em recorrer à Terapia Familiar ou Terapia de Casal. É algo que tanto a equipa do @nis.terapiafamiliar como outros profissionais se questionam e refletem, tentando encontrar sempre novas estratégias para levar à comunidade informação útil e correta sobre esta intervenção.


Então, questionamos...

Porque há ainda tanta resistência? Porque quando sentimos uma dor física recorremos a um médico especialista, mas quando sentimos uma dor emocional, psicológica ou social não procuramos apoio profissional? Porque tendemos sempre a desvalorizar o mal-estar emocional, psicológico ou social? Porque dizemos "isso passa" ou "isso são coisas da tua cabeça" e não encorajamos a nossa família e amigos a procurar apoio especializado?


É importante desmistificar e compreender que, durante muito tempo, a intervenção sobre os problemas e desafios era centrada no indivíduo, não se identificando a família como um fator preponderante tanto no surgimento dos sintomas como na resolução destes desafios, sempre numa perspetiva sistémica.


Assim, a perspetiva sistémica existente na Terapia Familiar e de Casal tira o foco dos desafios num único indivíduo e coloca o enfoque nas relações e contextos desse mesmo indivíduo. Nesta sequência, será otimo quando toda a família ou ambos os elementos do casal recorre à terapia, podendo, no entanto, realizar-se terapia sistémica individual.


Durante muitos anos, e ainda hoje, recorrer ao apoio de um psicólogo/a era tabu. Mas hoje a saúde mental é mais falada, discutida e apoiada! Esperamos que, em breve, recorrer à Terapia Familiar e de Casal possa ser um recurso para fortalecer relações e não uma última tentativa para resolver problemas.


Esperamos por vocês e pelas vossas famílias ❤


Procurem o vosso porto seguro!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page