top of page
  • Foto do escritornisterapiafamiliar

Terapia Individual Sistémica, o que é?

Terapia Individual Sistémica é o mesmo que Psicoterapia? Esta é uma dúvida muito frequente e que importa esclarecer! São duas intervenções distintas e com necessidade de formação também diferente.

No perfil da @mente.entre.aberta , @filipamalo ou @donaquinoa encontrarão diversos esclarecimentos sobre a Psicoterapia.


A Terapia Individual Sistémica pretende apoiar o indivíduo na reflexão da sua condição atual que pode não se apresentar como satisfatória, na maioria das vezes. A abordagem sistémica entende que todos nós estamos em relação com o mundo, nos diversos contextos em que nos inserimos.


Nesse sentido, esta terapia tem como foco o indivíduo, mas sempre com o conteúdo relacional adjacente, em que as suas relações funcionam como recursos terapêuticos. Assim, acreditamos que o mal-estar individual e interno se conecta com algo que acontece na relação com o exterior e com outras pessoas, sejam elas familiares (companheiro/a, pais, filhos, etc.), amigos, colegas de trabalho ou superiores hierárquicos, entre outros.


Deste modo, o foco da Terapia Individual Sistémica passa por promover o autoconhecimento individual e relacional, para possibilitar/ favorecer mudanças nas dinâmicas e padrões instalados nas suas interações/ relações.


Questionam "mas se só está uma pessoa presente, como conseguem que os outros mudem também?". A grande ferramenta é mesmo essa! A mudança está em cada um de nós e não conseguimos controlar ou mudar o outro, mas podemos sim perceber como podemos agir perante o comportamento do outro. Nesse momento, estamos preparados para alterar um conjunto de atitudes no nosso comportamento que levará a alterações nos outros. Como? Porque sendo as relações sistémicas, ou seja, interligadas e que se influenciam, se temos uma atitude diferente, os outros, inevitavelmente, terão que encontrar outra atitude alternativa para não responder! Este novo padrão irá permitir quebrar alguns ciclos de comunicação desajustada e que apenas trás sofrimento.


Assim, o uso de técnicas ativas, terapia centrada nas soluções ou terapia narrativa são algumas das ferramentas utilizadas para (re)construir histórias carregadas de culpa, sofrimento, conflitos ou heranças geracionais, podendo trazer novas reflexões que permitam a elaboração de novas narrativas, do perdão ou ressignificação da própria história.


A Terapia Individual Sistémica também pode ser um recurso para quem sinta necessidade de realizar Terapia Familiar ou Terapia de Casal, mas que a restante família não está disponível. Contudo, consideramos que a TF ou TC, nesses termos, será sempre uma mais-valia, pelo que já foi descrito nas publicações anteriores.


No entanto, ainda que o indivíduo possa estar sozinho na consulta, todas as outras pessoas com quem se relaciona são trazidas ao contexto terapêutico, ainda que não de forma presencial. Mas a presença da rede de suporte formal e informal é de extrema relevância para refletir acerca do que o outro sente ou pensa, para que se possa transformar a nossa visão de ver os outros e os seus comportamentos, e refletir sobre os nossos contributos para a manutenção de determinados padrões de comunicação e relação.


Sente que precisa parar e encontrar-se no meio das suas relações? Tem o desejo de conhecer-se melhor? Quer sentir-se "dono/a da sua própria história"?

Marque consulta connosco, através de email, contacto telefónico ou deixe mensagem privada.


Procurem o vosso porto seguro!


899 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page