top of page

Importância do brincar

O Dia Internacional do Brincar, celebrado ontem, vem relembrar um DIREITO e uma necessidade de todas as crianças deste mundo. Brincar é imprescindível para um harmonioso desenvolvimento psíquico, intelectual, físico, emocional e social.


Pais e cuidadores, em geral, têm um papel primordial quer no respeito desse direito, quer em proporcionar e incentivar o brincar. Esse papel vai muito além de oferecer brinquedos e permitir que haja tempo e espaço. É, também, importante respeitar a forma como a criança brinca e não interferir continuamente nos seus gostos e opções de jogo.


Quando as famílias se sentem demasiado absorvidas pelas exigências quotidianas e dificuldades acrescidas, facilmente os pais se distanciam do brincar, quando sabemos que esta atividade é uma ótima maneira de promover momentos de interacção positiva e construtiva, reforçando os vínculos com as crianças.


Restaurar o brincar na família poderá ser um dos primeiros passos para ultrapassar alguns problemas identificados, pelos pais, com os seus filhos. Por inúmeras razões, nem sempre é fácil para os pais entrar nas e, em todas, as brincadeiras.


É um desafio, uma aprendizagem progressiva que apresentará contornos distintos consoante a idade das crianças. Nessa viagem pelo brincar, vamos deixar primeiramente a crítica de fora e vamos, através de momentos de partilha, desenvolver o diálogo, a cooperação, a atenção, o interesse mútuo, a escuta ativa e, finalmente, olhar-nos de mais perto para aceder às emoções.


Procurem o vosso porto seguro!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page