top of page
  • Foto do escritornisterapiafamiliar

"Filho és, pai serás, assim como fizeres, assim acharás.”

Este provérbio permite refletir sobre a forma como cada pessoa exerce a parentalidade e como os filhos poderão ser o reflexo da educação que tiveram.


A parentalidade organiza-se a partir da articulação entre os modelos que cada pessoa trás da sua família de origem, modelos maternal e paternal. Estes passam depois a estar presentes no par conjugal, transformado em parental com o nascimento do primeiro filho. Será importante os pais conseguirem dialogar sobre estas influencias e criar o seu próprio modelo de educação aos seus filhos.


A parentalidade também se sabe que acaba por ser influenciada pela interacção com a realidade da criança, com as suas competências e características próprias e desafiada pela relação com as famílias de origem, estando exposta às expectativas sócio-culturais e familiares.


Perante estas exigências, é imperativo de um funcionamento familiar adequado existir a complementaridade, compromisso e cooperação entre o casal, relativamente aos assuntos relacionados com a educação dos filhos, um “Nós parental”.


A Terapia Familiar pode ajudar no (re)encontro da aliança parental, proporcionando uma escolha refletida na educação dos filhos.


Procurem o vosso porto seguro!



2.066 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page