top of page
  • Foto do escritornisterapiafamiliar

A intimidade na relação conjugal

Muitos casais não sabem bem o que querem da sua intimidade ou como equilibrar a mesma num todo maior que é a conjugalidade. Nos dias de hoje, muitas relações iniciam-se com uma relação sexual; outras existem em que a relação sexual é ainda um tabu e um mero cumprimento de calendário; e outras haverão em que já não existe espaço para a intimidade, por diversos motivos.


Todas as relações podem e devem ter formas diferentes de intimidade! O importante e fundamental é que o espaço que o sexo ocupa seja amplamente discutido e seja algo consensual entre o casal. Quando assim não é, provavelmente os conflitos, desacordos e a insatisfação com a conjugalidade poderá aumentar e pode influenciar os restantes papéis do casal (por exemplo, na parentalidade).


Muitos casais, para não discutir, evitam falar sobre assuntos difíceis mas necessários, como a intimidade... a relação sexual... Há que pensar que falar sobre o que gostamos, queremos ou desejamos na relação sexual deve unir e não separar o casal, porque só assim os seus elementos irão conseguir saber quais as expectativas do outro e expor aquilo que precisa ser melhorado para um bom relacionamento do casal na sua intimidade, e de forma geral.


Quando estas discussões positivas e partilhas sinceras não existem, então pode ser um sinal de que a relação pode não estar a ser satisfatória para um dos elementos do casal, ou até para ambos. Conversar de modo aberto sobre a sexualidade proporciona momentos de crescimento e de fortalecimento numa relação a dois.


Ser feliz numa relação é estar feliz consigo mesmo e com o outro, na sua plenitude!

Procurem o vosso porto seguro! 🏡


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page