top of page

A família e a saúde mental

  • Foto do escritor: nisterapiafamiliar
    nisterapiafamiliar
  • 14 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura

O médico Henry Richardson, no seu livro intitulado ‘Patients have families’, publicado em 1948, descreveu o papel dos cuidados da família na recuperação de problemas de saúde física e mental.

De facto, se alguma vez você ou um elemento da sua família foi diagnosticado com uma doença mental, saberá que impacto este diagnóstico, muitas vezes tido como uma sentença, pode trazer à sua família.

Viver com alguém com uma doença mental pode colocar uma grande tensão no seio familiar. É comum que fique tudo parado durante a fase aguda de doença, que a atenção seja canalizada para o elemento que sofre, deixando de lado as necessidades dos outros membros da família e do sistema familiar em si mesmo.

A Terapia Familiar tem demonstrado reduzir as taxas de recaída das pessoas com problemas de saúde mental, pois pode permitir que toda a família tenha uma maior compreensão sobre a doença e, assim, criar uma forma de todos os elementos fazerem parte da recuperação. O trabalho com um Terapeuta Familiar permitirá criar uma maior consciência e empatia na unidade familiar, aspetos que são deveras úteis no processo de recuperação.


Procurem o vosso porto seguro!



Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page