top of page
  • Foto do escritornisterapiafamiliar

A escola acabou, e agora?

Primeiro, permitam-nos dar os parabéns a todos os profissionais de educação (diretores de escolas, professores e educadores, psicólogos educacionais, assistentes sociais, auxiliares, entre outros), pais, avós ou outros familiares e às crianças e jovens! A resiliência mostrada por este sistema foi de uma competência enorme, apesar de todas as possíveis falhas que certamente terão existido.


No entanto, é bom recordar que este foi um momento único e, sem que houvesse qualquer preparação ou aviso, todo o sistema educativo teve que se reinventar para dar resposta aos milhares de crianças e jovens em Portugal (e no mundo!).


Após estes últimos meses de grande sobrecarga para as famílias e profissionais, o que nos espera agora que entramos de férias escolares? Como continuar a ocupar as crianças e os jovens, depois e todo este tempo em casa, mantendo-os em segurança? Como as famílias viverão este Verão 2020?

Necessariamente terá de existir uma readaptação às expetativas normais de um verão e férias como sempre desejamos e esperamos.


O término das aulas determina que as crianças e jovens passem a ter, na sua maioria, mais tempo livre pelo que, provavelmente, também levará a que estes possam começar a esgotar a criatividade para ocupar o seu tempo. Contudo, é certo que, na maioria dos casos, os pais não conseguirão estar sempre presentes embora a sua presença seja essencial para promover momentos de prazer, lazer e exploração nestes tempos.


Neste sentido, importa pensarmos como poderemos planear e dar liberdade, a possível, às crianças e jovens para que possam continuar a ter um desenvolvimento normal nestas férias. A praia não está proibida, embora esteja limitada! Os museus não estão proibidos, mas estão limitados! Por isso, as férias também não estão proibidas, precisaremos sim de nova dose extra de criatividade e imaginação. Nesta altura haverá algo que poderá funcionar a favor dos pais e outros familiares... poderem participar com prazer e envolvimento com os filhos e netos.


Se no período de aulas, a criatividade foi amplamente ativada, talvez o prazer na participação destas tarefas não o tenha sido, pelo que agora é tempo de "vingança", tempo de ter prazer nas brincadeiras com os filhos! Tempo de montar a piscina no exterior ou simplesmente lembrar as mangueiradas que se faziam anteriormente. Tempo de explorar o pequeno quintal e fazer campismo, dormir ao luar e contar histórias. Tempo de jogar ao elástico e ao pião! Tempo de usar a imaginação!


Será importante alertar que, infelizmente, muitas crianças e jovens terão sentido diversas dificuldades no acompanhamento das matérias escolares, sendo que poderá existir, em muitas situações, a necessidade de apoios individualizados e a tentação de o fazer durante as férias para compensação. No entanto, parece-nos claro que as crianças e jovens precisam das férias para exteriorizar todas as suas energias, para descansar de todo o esforço hercúleo que tiveram durante os últimos meses e pelo seu direito às férias!


Boas férias famílias!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page